Procure aqui o que deseja saber

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Conspirações e Revoltas Na América Portuguesa


Potência  hegemônica na Europa, a Inglaterra era a vanguarda das transformações industriais e editava as novas regras em nome da liberdade de comércio.  Ao mesmo tempo, os Estados Ibéricos  ressentiam-se de suas manufaturas medíocres, incapazes de concorrer com a produção  britânica.  Por meio de guerras, contrabando e acordos diplomáticos,  a Inglaterra conseguia ampliar seu comércio com outras metrópoles e respectivas colônias,  submetendo-as a uma dependência estrutural, ou seja, reservando-lhes o papel de fornecedoras de gêneros  agrícolas e matérias-primas, e de consumidoras de produtos industriais. Assim, as estruturas agrárias dos demais Estados e respectivas colônias  articulavam-se às  estruturas industriais de potência  inglesa, numa nítida relação de dependência econômica.  No limite, a Inglaterra procuraria estimular a independência das colônias  para consolidá-las como mercados consumidores, livres das restrições  comerciais do pacto colonial. Com a Revolução  Industrial, o Antigo Sistema Colonial, baseado na criatividade de trocas mercantis entre colônia  e metrópole,  surgia como obstáculo para a expansão  do capitalismo. Portugal dependia da parceria inglesa para defender seu combalido Império  ultramarino e tornou- Se uma das principais aéreas  de influência  britânica.  Dessa forma, as bases do sistema colonial português  foram gradativamente  solapadas até  se romperem completamente  no início  do século  XIX. Testemunhos de viajantes, rumores, notícias  e livros eram agora os pregadores do princípios  liberais , que os antigos poderosos não  tardaram a nomear de "diabólicos". As incendiárias  idéias  satânicas  , no entanto, representavam para muitos o fim das tiranias cometidas em nome de Deus e o começo de uma nova época  da História.  Uma época  de questionamentos e revoluções. Nas capitanias de Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e Pernambuco,  o descontentamento dos colonos culminou na contestação do poder metropolitano. A instabilidade das atividades mineradoras , a crescente fiscalização  e tributação por parte da Coroa portuguesa, o desenvolvimento de novos interesses econômicos  ligados ao abastecimento interno das regiões  americanas e as notícias acerca da independência  dos Estados Unidos e da Revolução Francesa tornaram  mais tensa e complexa a vida colonial. Ao contrário de outros movimentos e rebeliões ocorridos nos séculos  anteriores (Revolta de Beckham, Guerra dos Emboabas, Guerra dos Mascates, Revolta de Filipe dos Santos, sem contar os inúmeros conflitos envolvendo os jesuítas)  , a inconfidência  mineira (1789) , a Conjuração  do Rio de Janeiro  (1794) e a Revolta dos Alfaiates (1798) punham em causa a subordinação  da colônia  ao poder da Coroa portuguesa , ampliando o horizonte  político  das revoltas coloniais.

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Defensivos Agrícolas


Em geral, as culturas agrícolas são muito sensíveis ao ataque de pragas, o que é particularmente perigosos nas monoculturas, nas quais os insetos e outros organismos parasitas (como fungos) se propagam com muita facilidade por causa da proximidade entre as plantas e da ausência de predadores naturais. Por isso o ser humano desenvolveu diversos tipos de defensivos, agrícolas, também chamados de praguicidas, pesticidas, agrotóxicos ou biocidas ( inseticidas, fungicidas, herbicidas, etc.), o que protegem as sementes, as plantações e os alimentos estocados contra o ataque de pragas. A degradação de alguns pesticidas, como os organoclorados, dos quais o diclorodifeniltricloroetano (DDT) é um exemplo, é lenta e eles tendem a se acumular ao longos das cadeias alimentares. Nos animais depositam-se no tecido adiposo, no cérebro, no fígado, nos rins, nos pulmões, nas glândulas sexuais, etc. e pode. causar problemas nesses órgãos. Outro problema é o envenenamento do agricultor por absorção direta, através da pele, dos olhos e das vias respiratórias , caso não se proteja com máscara, luvas e macacão. Na maioria dos países, incluído o Brasil, o uso do DDT e de outros organofosforados e os carbamatos, cuja degradação é mais rápida ( entre uma e doze semanas) . Mas esses produtos também podem ser tóxicos para quem os aplica se forem usados sem a devida proteção. Os agrotóxicos destroem sem distinção vários tipos de insetos , até mesmo aqueles que se alimentam de pragas nocivas, como o louva-a-deus, as vespas e a joaninha. Eles matam também outros insetos úteis , como as abelhas e as borboletas, responsáveis pela polinização. O uso prolongado de inseticidas favorece as linhagens que resistem naturalmente a seus efeitos. Com isso, as populações de insetos passam a ser formadas por grande numero de indivíduos resistentes.

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Genótipo e Fenótipo


O conjunto de genes que um indivíduo possui em suas células é chamado de genótipo. O conjunto de características morfológicas ou funcionais do indivíduo é o seu fenótipo. Para a cor, se a ervilha apresentar dois alelos V no par de homólogos, seu genótipo será VV e o fenótipo será ervilha amarela. Se apresentar dois alelos v, terá genótipo VV e fenótipo ervilha verde. Caso represente o alelo V em uma cromossomo e v no outro , terá o genótipo VV e fenótipo ervilha amarela, uma vê que o alelo para cor amarela é dominante (seu efeito se manifesta da mesma forma tanto no zigoto como no heterozigoto). As ervilhas VV e VV são piras ou homozigotas. A ervilha  VV é hibrida ou heterozigota. É fácil concluir que um individuo com fenótipo dominante para determinada característica pode ser homozigoto ou heterozigoto, mas, se tiver fenótipo recessivo, será obrigatoriamente homozigoto ( o alelo recessivo só se manifesta em dose dupla).  Para compreender como as leis de Mendel funcionam, vejamos alguns aspectos da meiose ( a divisão celular por meiose) A maioria dos organismos possui pares de cromossomos em suas células , mas os gametas são haplóides, isto é, possuem metade dos cromossomos das outras células; portanto, apenas um cromossomo de cada par de homólogos. Essa redução ocorre durante a meiose. No inicio da meiose, os cromossomos estão duplicados: cada um é formado por duas cromátides (cromátides-irmãs). Os cromossomos homólogos se emparelham: o cromossomo duplicado de origem paterna fica alinhado com seu homólogo de origem materna. Durante a metáfase I, os cromossomos homólogos duplicados se colocam um de cada lado da região mediana da célula e separam-se: cada componente do par vai para uma célula. Na segunda divisão da meiose , os cromossomos duplicados alinham-se na região mediana de cada célula e as cromátides separam-se: cada cromátide vai para um dos pólos da célula. Formam-se , assim, quatro células, cada uma com um cromossomo simples de cada par de homólogos. Um esquema da meiose com apenas um par de cromossomos homólogos. Neles estão destacados um par de alelos V e v. Pode-se perceber que, no fim da divisão, formam-se células com apenas um desses alelos, V ou v.

domingo, 17 de setembro de 2017

A Questão Religiosa

Desde o século XVI, os monarcas ibéricos foram autorizados pelo  Vaticano a administrar os assuntos religiosos no ultramar , por meio da instituição denominada padroado régio. na prática , como patronos da evangelização , os monarcas transformavam os membros do clero secular em funcionários das respectivas coroas . As bulas e encíclicas papais só eram válidas uma vez aceitas pelos reis , que indicavam os nomes de bispos e outros representantes da hierarquia católica. com a independência , o padroado manteve-se como atribuição dos monarcas brasileiros. No entanto , em 1864, o papa Pio IX condenou em uma encíclica o que considerava os 80 erros que o mundo praticava contra a Igreja. Entre eles, o poder dos Estados sobre os documentos papais , a subordinação do clero a administração civil, a separação entre Igreja e estado , e a participação de membros da Igreja em sociedades secretas, especialmente a maçonaria. No Brasil, D. Pedro II negou-se a aprovar a encíclica , o que , pelas regras do padroado , tornava-a sem validade. os conflitos não tardaram a surgir . Alguns membros do clero, como o bispo de Olinda, resolveram seguir as recomendações papais e expulsaram das confrarias religiosas os representantes maçons. Um recurso à Coroa tornou nula a expulsão ordenada pelo bispo, que acabou preso em 1874. Apontada como uma das razões do enfraquecimento do regime imperial , pelo desgaste que teria provocado na imagem do monarca entre os católicos brasileiros, a Questão Religiosa marca o início do processo de separação entre o poder civil e o poder religioso. Com a república , esse processo se completa , com a obrigatoriedade do casamento civil e a formalização da liberdade religiosa . A igreja distanciava-se do Estado . Em alguns momentos da história republicana posterior, parcela considerável da hierarquia eclesiástica chegaria a se opor aos governantes brasileiros. 

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

A Primeira Guerra Mundial


Em 1907 Pablo Picasso, personagem-símbolo  das artes no século  XX, concluía  a obra-chave "As Donzelas de Avignon". As Donzelas parecem zombar das convenções para criar uma ilusão  de realidade. Onde está  a perspectiva?  Onde está o sombreado dos elementos para sabermos o lugar em que a luz incide? As figuras encontram-Se fragmentadas, apontado para direções distintas, pintadas com estilos diferentes. As três  donzelas da esquerda têm  os rostos moldados segundos antigas esculturas ibéricas. As da direita são  máscaras africanas. Picasso, com um olho em suas origens hispânica e outro na escultura negra, estava, agressivamente,  atacando um estilo consagrado de pintura. Como afirmou o crítico de arte e ex-prefeito de Roma Giulio Argan (1909-1992), "na história  da arte moderna [o quadro] é  a primeira ação de ruptura". Apesar de alguns artistas como Picasso estarem então  anunciando a crise da cultura européia  antes da Primeira Guerra Mundial , ainda predominavam um certo fascínio iluminista pela tecnologia, que conduziria o homem ao progresso, e pela luz da ciência,  que produziria homens cada vez melhores e mais sábios.  Mas o que a racionalidade tecnológica  produziu foi a mais devastadora guerra da História da humanidade. " As luzes se apagam em toda a Europa", disse o secretário das Relações Exteriores da Grã-Bretanha na noite em que a Inglaterra e a Alemanha entraram em guerra. O progresso tecnológico  capacitou os combatentes a se exterminarem com uma eficiência sem precedentes. A Europa se converteu num matadouro:  cerca de 17 milhões  de mortos e 20 milhões  de feridos. Armas químicas,  aviões bombardeiros e submarinos inauguraram a era do massacre.

terça-feira, 12 de setembro de 2017

A Independência Do Brasil


A partir de agosto de 1821, começaram a desembarcar em Lisboa os representante  das províncias brasileiras. Pouco a pouco, as divergências foram se manifestando até intensificarem-Se com a chegada da ruidosa bancada Paulista, que logo se articulou a outros deputados mais exaltados, como os baianos Agostinho Gones, Cipriano Barata e Lino Coutinho. Os paulistas, além  da monarquia dual, defendiam a igualdade a igualdade  do número  de deputados brasileiros e portugueses mas Cortes (dos cerca de 200 parlamentares,  130 eram Metrópole)  e um governo executivo para o Reino do Brasil com autonomia em relação a Lisboa. Na verdade, eles pretendiam um federação de dois reinos independentes, Brasil e Portugal, com a supremacia político-econômica  para o primeiro. A possibilidade de manter a ex-colônia unida a Portugal tornava-Se cada vez mais difícil.  Separação  e independência  eram palavras pronunciada com mais frequência nos debates parlamentares. Parte dos deputados brasileiros recusou-Se a assinar e a jurar a Constituição  elaborada em Portugal. Nos meses de setembro e outubro de 1822, começou a debandada desses, que deixavam Portugal e regressavam ao Brasil. A ruptura já  fora realizada. Enquanto os debates se arrastavam em Lisboa, uma composição política  surpreendente selou o destino do Império colonial português e determinou a emancipação  política  da elite do Brasil. Com o objetivo de garantir a manutenção  da ordem escravista e propiciar a hegemonia política  da elite do Centro-Sul, grandes proprietários de terras e traficantes de escravos de São  Paulo,  Rio de Janeiro e Minas Gerais articularam-Se em torno de D.Pedro e da burocracia portuguesa. Para o príncipe regente, a independência  do Brasil seria o último  recurso para derrotar as movimentações  liberais em curso em Portugal. Reformas eram preferíveis a revolução porque poderiam ser estabelecidas pelos grupos dominante sem a incômoda e questiona ora participação  popular, como ensinaram a Revolta dos Alfaiates e a Insurreição Pernambucana.  Assim, a articulação  que culminou na independência revelou-Se um pacto político com tempero tropical: um príncipe absolutista e uma elite escravista é liberal.

sábado, 9 de setembro de 2017

Complexo Cafeeiro


A intensa atividade econômica paulista originara-se dos lucros obtidos com o café, principal produto da pauta de exportações desde 1830. Na passagem da Monarquia pra a República , o Brasil mantinha sua estrutura agroexportadora , fundada, sobretudo, nos latifúndios, fontes de poder político e econômico. O café impulsionou diversas transformações no país: trabalho assalariado , urbanização , modernização na produção agrícola e industrialização. A partir desse eixo, a economia do Sudeste desenvolveu um verdadeiro complexo cafeeiro, ou seja, um conjunto de atividades complementares e paralelas necessárias à produção e comercialização do café. O desenvolvimento de linhas férreas e de técnicas e equipamentos, a melhoria de portos e estradas , a ampliação do mercado fundiário e o crescimento das atividades mercantis ocorreram em função da produção cafeeira. Na década de 1880, uma parte dos fazendeiros passou a investir seus lucros na fundação de indústrias , provocando o primeiro grande surto industrial do país. E mesmo aqueles que não se envolveram diretamente nas atividades industriais alimentavam o sistema bancário com seu capital , o que permitiu o financiamento dessas atividades. a vinda de imigrantes , subsidiada inicialmente pelos cafeicultores e depois pelo governo federal, gerou um mercado amplo de diversos produtos , sobretudo alimentos , bebidas e tecidos. E, principalmente, criou o mercado de trabalhadores livres, com um oferta abundante de força de trabalho que , consequentemente , permitiu aos detentores de capital contratar mão de obra mediante o pagamento de baixos salários. Assim, durante quase todo o período da República Oligárquica , a maioria dos operários de São Paulo eram estrangeiros , principalmente italianos , que trabalhavam nas empresas que se tornariam as grandes referências da industria nacional : Matarazzo, Antárctica, Votorantim , Melhoramentos e Fiat Lux.

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Evidências De Especiação

Há muitas evidências na natureza. Em alguns casos, há evidências da mesma espécie em uma grande área geográfica, cada uma ligeiramente diferente da outra. A população A cruza com a B; esta cruza com a C, que cruza com a D. Mas esta última população é tão diferente da A, que não cruza com ela ou, se o fizer, seus híbridos não serão férteis. Esse é o caso do pássaro asiático conhecido como felosa triquinoide. As populações dessa ave distribuem-se no sentido sul-norte, contornando o planalto tibetano, formando dois conjuntos de populações: uma do lado oeste e outra do lado leste. A distribuição das duas populações forma uma figura em anel. As populações vizinhas são bem parecidas e pode. cruzar entre si. Mas as diferenças aumentam ao longo do anel que, na Sibéria central, as duas populações coexistam sem se cruzar. Nesse caso , o canto do macho para atrair a fêmea é tão diferente entre as duas populações que as fêmeas de uma não reconhecem os machos da outra. A população . A especiação também pode ser observada  em laboratório. Em um experimento, uma população de drosófilas foi divididas em vários grupos. Alguns foram criados em meio de cultura à base de amido e outros, em meio de cultura à base de maltose. Depois de muitas gerações, as drosófilas criadas na cultura à base de amido eram capazes de digerir com mais eficiência esse nutriente. Quando os descendentes de ambas as culturas foram colocadas juntos em um recipiente , as fêmeas originadas de cultura à base de amido preferiam copular com machos também originados dessa cultura. O mesmo acontecia com as fêmeas vindas de meios de cultura à base de maltose. O experimento evidencia que o equivalente a um isolamento geográfico ( a separação da população em garrafas com nutrientes diferentes) foi capaz de selecionar mudanças fisiológicas e no comportamento reprodutivo. Há vários outros experimentos que levaram a um isolamento reprodutivo e, consequentemente à formação de novas espécies , feitos, geralmente , com drosófilas e outros insetos que se reproduzem rapidamente . O grande número de plantas que surgiram por poliploidia é mais uma evidência de especiação que pode ocorrer em apenas duas gerações . Por fim, não podemos. esquecer que também que a seleção artificial em alguns casos criou especies novas: carneiro domestico, por exemplo, está isolado reprodutivamente de uma de suas espécies ancestrais, Ovis Orientalis.

Leia Mais

Invasões de terra voltando com tudo no governo do Lula maldito

 Invasões de terra acontecem neste sábado, no Oeste Paulista, pelo FNL (Frente Nacional de Luta), nas fazendas abaixo: São Lourenço, Rosana;...

Postagens Destacadas