Procure aqui o que deseja saber

terça-feira, 8 de agosto de 2017

A Ditadura Do Relógio

Para o escritor norte-americano Lewis Munford , o relógio, e não a maquina à vapor, foi a maquina chave da Revolução Industrial. Com a expansão européia, as necessidades de padronização e controle do tempo aumentaram. No século XV , já havia relógios mecânicos em várias praças públicas. A hora de 60 minutos passou a ser conhecida por muitos europeus. Em algumas localidades, no seculo XVI, os sinos das igrejas batiam de hora em hora. Entretanto, os relógios particulares tardaram um pouco mais a aparecer. Relógios de mesa ou de algibeira existiam no seculo XVIII, mas ficavam restritos aos ricos e eram usados mais como um simbolo de status que como uma necessidade social. Foi com a industria têxtil, no final do século XVIII, que a jornada de trabalho passou a ser medida por hora , e não por dia, como era costume. Relógios de bolso começaram a ser produzidos em massa somente nos anos 1860, nos Estados Unidos. Posteriormente, essa produção foi absorvida e ampliada pelos suíços. A partir daí, o tempo cronometrado pelo relógio se tornou mais frequente em todas as esferas das relações sociais.

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

A Guerra E A Paz


A Segunda Guerra Mundial foi um dos mais trágicos e cruéis conflitos da humanidade. O confronto na Europa, na África, na Ásia e em todos os oceanos envolveu 72 países, com inúmeras baixas militares, em especial , na URSS. As sociedades da Europa Oriental se desorganizaram. Milhões de pessoas foram deportadas, perdendo suas raízes e sua identidade. Em fevereiro de 1945, durante a Conferência de Yalta, os representantes dos vencedores , Roosevelt, Churchill e Stalin, estabeleceram a divisão da Alemanha em zonas de ocupação e a criação de uma organização internacional geral para a salvaguarda da paz e da segurança no mundo. Em julho do mesmo ano , essas decisões foram ratificadas na Conferência de Potsdam. A Itália  perdeu suas colônias e alguns territórios para Iugoslávia e a França. O Japão foi obrigado a ceder as regiões conquistadas. Os criminosos de guerra foram julgados em Nuremberg, em fins de 1945. A Europa entrou em declínio e duas grandes potências econômicas e militares ascenderam : Os EUA e a URSS. Em muitos países, a economia industrializada de alta produtividade, administrada e organizada pelo Estado, acabou se impondo. Acirrou-se a competição tecnológica. Foi criado, na Palestina, o Estado de Israel. Ao contrário da Primeira Guerra, um série de ações tomadas depois do conflito contribuiu para a reintegração dos derrotados, Alemanha e Japão , na economia ocidental.

terça-feira, 1 de agosto de 2017

A Resposta Imune


É o mecanismo ativo de imunização pela produção de imunoglobulinas (anticorpos). A resposta imune é específica e o organismo é capaz de reconhecer quando um determinado agente ou fator lhe é estranho. Além disso, ela tem memória, pois reconhece o mesmo agente estranho quando há novas exposições a ele. Ao receber um antígeno, o organismo, após alguns dias , passa a liberar no plasma sanguíneo uma taxa crescente do anticorpo específico para esse antígeno. Essa é a resposta imune primária.  Uma segunda exposição ao mesmo antígeno eleva mais rapidamente e a nível ainda mais alto a taxa do mesmo anticorpo no sangue. É a resposta imune secundária, resultado da atividade de alguns linfócitos B que sofreram diferenciação , passando a chamar-se células de memória. Isso explica por que algumas vacinas, tomadas com doses de reforço, dão uma boa proteção contra doenças infecciosas, pois garantem por mais tempo os altos níveis plasmáticos de anticorpos. Existe no organismo a chamada memória imunológica , pois determinadas células que já produziram um anticorpo podem reter essa informação e voltar a fabricá-lo mais rapidamente uma vez detectado o mesmo agente infecioso (Antígeno).  Ao nascermos, já temos alguma imunidade, que nos protege contra determinados agentes patogênicos presentes no meio exterior. É a imunidade inata ou natural . Ela não é específica e não muda de intensidade com a exposição ao agente invasor . Depende da produção de certas substâncias protetoras, por exemplo ácidos e enzimas (lisozima , das lágrimas), e ainda da ação de células fagocitárias. A imunidade adquirida , ao contrário, é específica , tem resposta variável e memória , podendo ser ativa ou passiva. Esta última é adquirida pela inoculação de soros , os quais contêm anticorpos que não se originaram em nosso organismo. A ativa , como o termo indica, depende de uma ação, do trabalho do nosso organismo para produzir os anticorpos. Ela é obtida artificialmente por meio de vacinas ou quando sofremos uma infecção, que induz a produção natural de anticorpos. As vacinas contra viroses, por exemplo, são produzidas com vírus atenuados, enfraquecidos (sarampo, rubéola), ou vírus inativos (gripe , raiva) , incapazes de provocar a doença , mas cujos antígenos induzem a nossa resposta imune.

Leia Mais

Invasões de terra voltando com tudo no governo do Lula maldito

 Invasões de terra acontecem neste sábado, no Oeste Paulista, pelo FNL (Frente Nacional de Luta), nas fazendas abaixo: São Lourenço, Rosana;...

Postagens Destacadas