Procure aqui o que deseja saber

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

A Revolução Industrial



No século XVIII, as idéias políticas , econômicas e sociais que marcaram a transição do feudalismo para a Idade Moderna estavam em acelerada decadência. As propostas do iluministas que beneficiavam a burguesia encontravam cada vez mais seguidores. Na economia , o intenso desenvolvimento comercial provocou a expansão dos mercados consumidores e , por consequência , a necessidade de aumentar a produção para atender ao consumo. O papel do Estado como administrador da ordem econômica através da política mercantilista passou a ser questionado. A elite desejava o fim da política de monopólios. O poder do rei deveria ser limitado e ele não devia mais interferir na vida econômica. Só a livre empresa (proposta por Adam Smith) daria aos burgueses condições de aumentar as atividades produtivas e , portanto , seu próprio lucro. A sociedade atravessava um período de alterações profundas: a nobreza perdia seu prestígio , cada vez mais endividada junto aos banqueiros. A burguesia multiplicava suas atividades. Pequenos negociantes e proprietários de terras , que não possuíam dinheiro para expandir seus investimentos , acabavam por tornar-se dependentes da elite enriquecida , que absorvia seus pequenos concorrentes. A Inglaterra foi a primeira a passar da economia mercantilista para uma economia baseada na produção e venda de produtos industrializados. 

Vários fatores impulsionaram o desenvolvimento inglês: 

1¤- A Acumulação de capitais, conseguida através do domínio foi resultado dos Atos de Navegação, que tornaram a frota inglesa a mais potente dessa época; da atividade dos corsários, saqueando os galeões espanhóis ; da adoção da política da balança comercial favorável , que estimulava as exportações e protegia a produção nacional. Em consequência disso, a Inglaterra aumentou muito os mercados consumidores de seus produtos e se tornou a principal potência comercial da época. 

2¤- A Política de "Cercamento", adotada pelos monarcas absolutistas ingleses. Apoiados em decretos reais , os grandes senhores puderam se apoderar das terras comunais (bosques , florestas) para criarem ovelhas para a produção de lã. Essas terras pertenciam anteriormente à comunidade e nelas os camponeses podiam colher frutos e extrair madeira. Essa apropriação reduziu à miséria grande parte dos camponeses livres, que foram obrigados a vender suas pequenas propriedades, para tentarem a sorte na cidade (início do êxodo rural). 

3¤- A Utilização de Novos Inventos - No Final do Século XVII e início do século XIX , surgiram novas máquinas , que reduziram o tempo de trabalho necessário para a fabricação de novos artigos e , consequentemente , aumentaram a produção, como a máquina a vapor de James Watt (1769), utilizada no interior das minas , onde rapidamente escovava a água. Outro invento que revolucionou a produção foi a máquina de fiar de James Hargreaves (1767), imediatamente adotada pela indústria têxtil. Esses fatores , aliados ao governo parlamentarista, onde predominavam os interesses da burguesia, colocaram a Inglaterra como a primeira nação industrializada da época.


Leia Mais

Invasões de terra voltando com tudo no governo do Lula maldito

 Invasões de terra acontecem neste sábado, no Oeste Paulista, pelo FNL (Frente Nacional de Luta), nas fazendas abaixo: São Lourenço, Rosana;...

Postagens Destacadas