Procure aqui o que deseja saber

segunda-feira, 24 de julho de 2017

O Trabalho Cardíaco


A contração (sístole) da musculatura cardíaca (miocárdio) determina uma pressão no sistema arterial ligado aos ventrículos. Essa pressão arterial , medida no momento da sístole (pressão sistólica), é de mais ou menos 120 mmH e cai para cerca de 80 mmHG no momento da diástole (pressão diastólica). Dizemos então que, em condições normais, a pressão arterial deve ser de 120 por 80 mmHG, ou , simplificando , 12 por 8. É claro que outros valores podem ser normais, dependendo da idade. Se esses valores são permanentemente altos, falas-se em hipertensão. Outro importante fator a ser considerado é a frequência cardíaca , que se refere ao número de contrações por minuto e pode ser medida em qualquer artéria, como as do pulso ou do pescoço (carótidas). No homem em repouso, essa frequência é de 70 a 80 contrações por minuto. Em cada uma dessas contrações , o coração pode bombear de 120 a 140 ml de sangue.
Chamamos de debito cardíaco ou volume minuto a quantidade de sangue que a metade do coração (um ventrículo) pode bombear em 1 minuto. O valor do débito cardíaco é de mais ou menos 70 mL por contrações por minuto, praticamente 5 litros. Um atleta , pelo treinamento prolongado , pode ter um débito de 7 litros , ou seja, 100 ml por 70. Histologicamente, a linfa assemelha-se ao sangue pela presença de linfócitos e de alguns leucócitos granulócitos. Não apresenta hemácias, plaquetas ou monócitos . As células predominantes são os linfócitos, lançados na linfa quando esta atravessa os tecidos linfóides dispersos pelo corpo. A linfa circula numa extensa rede de capilares que acompanham os capilares sanguíneos na intimidade dos tecidos. Com isso, é possível a contínua drenagem de líquidos dos tecidos no interior dos órgãos . Quando isso não acontece, surgem os edemas ou inchaços, mais comuns nas pernas.

Leia Mais

Invasões de terra voltando com tudo no governo do Lula maldito

 Invasões de terra acontecem neste sábado, no Oeste Paulista, pelo FNL (Frente Nacional de Luta), nas fazendas abaixo: São Lourenço, Rosana;...

Postagens Destacadas