Procure aqui o que deseja saber

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Êxodo Rural E Migração Pendular

EM 1920, apenas 10% da população brasileira vivia em cidades. Cinquenta anos depois, em 1970, esse percentual já era de 56%. De acordo com PNAD 2008, 84% da população brasileira é urbana. Estima-se que, entre 1950 e 2000, 50 milhões de pessoas migraram do campo para as cidades, fenômeno conhecido como êxodo rural . É importante lembrar que na maioria dos casos esses migrantes se deslocaram para as cidades, com pouquíssimo dinheiro e em condições muito precárias, consequência de uma política agrária que modernizou o trabalho do campo e concentrou a posse da terra. Esse processo ocorreu associado a uma industrialização que permanecia concentrada nas principais regiões metropolitanas, que, por isso, tornavam-se áreas muito atrativas. No entanto, como as cidades receptoras desse enorme contingente populacional não receberam investimentos públicos suficientes em obras de infra-estrutura urbana, passaram a crescer desmesuradamente , com acelerada construção de submoradias e surgimento de loteamentos (em grande parte clandestinos) em suas periferias. Esse processo reduziu os vazios demográficos que existiam entre uma cidade e outra e, somado a outros fatores, colaborou para a formação de regiões metropolitanas. Entre as cidades que compõem cada região metropolitana ocorre um deslocamento diário da população, movimento conhecido como migração pendular.

sexta-feira, 23 de junho de 2017

A Vida Nas Profundezas Do Mar


As regiões situadas em grandes profundidades oceânicas, que não recebem a luz do sol, formam o sistema abissal. Os animais dessa área são predadores ou se nutrem de matéria orgânica vinda da superfície. Os peixes medem apenas alguns centímetros e apresentam várias adaptações que lhes permitem enfrentar a escassez de alimentos e de parceiros sexuais, visto que a densidade populacional é pequena. Por exemplo, a boca é muito desenvolvida em relação ao corpo , o que lhes permite ingerir grande quantidade de alimento de uma só vez e lhes dá uma vantagem, pois em grandes profundidades a alimentação é escassa e não pode ser desperdiçada. O estômago é bastante elástico , o que permite armazenar grandes quantidades de comida. Eles apresentam também bioluminescência , ou seja, são capazes de emitir luz, produzida por bactérias que vivem em sua pele. Trata-se de uma característica muito útil, pois ajuda-os a localizar alimento e a identificar os machos e as fêmeas da mesma espécie, além de servir de armadilha para atrair presas. Os peixes machos da espécie Ceratias Holboelli, quando encontram uma fêmea , passam a viver à custa dela, como parasitas, e seu corpo se modifica a ponto de ser praticamente um reservatório de sêmen. Em algumas regiões do oceano Pacífico , a cerca de 2,5 km de profundidade , foram  descobertas comunidades em volta de fendas hidrotermais ou fontes termais submarinas, que expelem água aquecida pala lava do subsolo. Essa água contém água aquecida para lava do subsolo. Essa água contém gás sulfídrico, que é oxidado pelas bactérias quimiossintéticas para obtenção da energia necessária à síntese de matéria orgânica; portanto, elas são os produtores desse ecossistema e sustentam uma cadeia de organismos formada por crustáceos , esponjas e vermes com esqueleto em forma de tubo.


segunda-feira, 19 de junho de 2017

Membrana Plasmática


O envoltório celular presente em todos os tipos de células é a membrana plasmática (ou plasmalema, ou membrana celular, ou membrana citoplasmática). Essa membrana é lipoproteica, constituída principalmente de fosfolipídios e proteínas. O modelo de estrutura da membrana plasmática aceito atualmente foi proposto em 1972 pelos cientistas S.J. Singer e G. Nicolson e denomina-se modelo do mosaico fluido. Segundo esse modelo, existem duas camadas de fosfolipídios que formam um revestimento fluido, delimitando a célula. Por ter afinidade diferencial com a água, essas camadas formam uma película que isola a célula , impedindo a passagem de moléculas grandes ou de moléculas solúveis em água. Isso significa que, se a célula fosse revestida somente por lipídios, seria completamente impermeável a moléculas importantes para sua sobrevivência , como açúcares, aminoácidos e proteínas, que são solúveis em água. Esse fato não acontece porque as moléculas de proteínas que ficam imersas na camada fluida de lipídios formam verdadeiras "portas" de passagem para essas substâncias. Através dessas "portas", entretanto, não passa qualquer substância, há uma seleção das que podem ou não passar. Esse conjunto de características estruturais e funcionais das camadas de lipídios e das proteínas imersas nelas confere à membrana plasmática o que se chama permeabilidade seletiva: a membrana é permeável , mas não a tudo. Os tipos de proteínas das membranas celulares variam de célula para célula e determinam as funções específicas das membranas. Na membrana plasmática das células animais , além dos fosfolipídios , existe o colesterol.

quinta-feira, 15 de junho de 2017

Semente e Fruto

Após a fecundação, o óvulo dá origem à semente que contém em seu interior o embrião (2n) e o endosperma (3n). Em alguns casos, como em sementes de mamona, o endosperma envolve o corpo do embrião , que é formado por três partes básicas: folhas embrionárias (cotilédones), radícula,  que dará origem à raiz, e caulículo, que dará origem no caule. Em algumas angiospermas, o endosperma é digerido pelo embrião antes de entrar em dormência. O endosperma digerido é transferido e armazenado geralmente nos cotilédones, que se tornam , assim, ricos em reservas nutritivas. Isso ocorre, por exemplo, em feijões , ervilhas e amendoins. Essas são sementes chamadas sem albúmen , pois ele foi transferido para os cotilédones. Em outras , como na mamona, esse processo não ocorre e os cotilédones não tem reservas. Essas são sementes com albúmen, pois ele envolve o corpo do embrião.  À medida que a semente se forma , a parede do ovário também se desenvolve , dando origem ao fruto. A proteção oferecida pelos frutos às sementes favoreceu muito  a dispersão destas, a ponto de as angiospermas se tornarem as plantas mais abundantes em número de espécies. Elas ocorrem em ampla diversidade de habitats, existindo desde espécies aquáticas, inclusive marinhas, até espécies com características adaptativas e ambientes áridos, como os cactos.


domingo, 11 de junho de 2017

Controle De Pragas Por Feromônios

 O uso de pesticidas , como o DDT e outros , para o controle de pragas na agricultura não só resulta na contaminação do solo e da água como também deixa de ser eficiente a longo prazo. A resistência das pragas a esses pesticidas tem sido um fenômeno cada vez mais observado. Com frequência as pragas tornam-se resistentes aos pesticidas ou então se tornam mais abundantes depois que o produto se dissipa , já que seus inimigos naturais também são destruídos pelo pesticida. Além disso, uma praga eliminada por esse processo pode ser substituída por outra , mais resistente. Com o objetivo de desenvolver um controle mais eficiente de pragas, sem causar alterações ambientais , os cientistas estão produzindo uma nova geração de pesticidas baseada no uso de feromônios sintetizados naturalmente por esses animais.
Os feromônios são substâncias usadas na comunicação química entre os animais , muitas vezes agindo como "atrativos sexuais". No caso dos insetos, as fêmeas produzem feromônios capazes de atrair os machos de sua espécie que estejam a até 5 km de distância. Sabendo desse processo natural de atração, com a ajuda desses feromônios o ser humano pode capturar os machos de insetos, interrompendo a reprodução e reduzindo a população. Além de não causar prejuízos ao meio, esse processo tem outra vantagem: cada feromônio atrai apenas indivíduos da espécie que o produziu , portanto é altamente específico.



segunda-feira, 5 de junho de 2017

A Doutrina de Segurança Nacional


Com o fim da Segunda Guerra e o início da Guerra Fria, os Estados Unidos se viram alçados ao posto de potência hegemônica no bloco ocidental. Em 1745, fundaram o National War College (Colégio Nacional de Guerra), com o objetivo de integrar militares , industriais e o governo numa concepção de segurança nacional de adequada à nova realidade mundial. Uma missão militar brasileira foi enviada para estudar a experiência do NWC ainda no governo Dutra. Em 1949, foi fundada no Brasil, a Escola Superior de Guerra (ESG) , com a orientação de uma missão militar norte-americana , que apoiou a instituição até 1960. Estudando os aspectos políticos , diplomáticos, econômicos e sociais do mundo, a ESG dedicou-se a formar altos oficiais das Forças Armadas como uma vanguarda preparada para dirigir o país, se fosse preciso.  Por ela , passaram figuras de grande importância na política nacional, como os generais Juarez, Golbery do Couto e Silva , um dos principais ideólogos da implantação do regime militar brasileiro, e Humberto de Alencar Castelo. No início do anos 1960, a ESG e sua Doutrina de Segurança Nacional passaram a ser um ponto de convergência, por onde também circulavam empresários, intelectuais e políticos civis.
A DSN partia do princípio da existência de uma guerra global contra o comunismo internacional. Como parte do Ocidente cristão , o Brasil devia aliar-se ao bloco ocidental, sob a liderança dos Estados Unidos. Logo após o golpe militar , esse ponto da doutrina foi atendido , com o rompimento de relações com a URSS e Cuba e a extinta da lei que , desde 1962, limitava a remessa de lucros para o exterior , beneficiando, sobretudo , as empresas americanas instaladas no país. Todavia, mais do que um estratégia externa , a DSN pressupunha que a política interna era uma continuação da guerra. A noção de inimigo interno levava os defensores da doutrina a considerar os conflitos sociais e a mobilização das massas como estratégias do consumismo internacional.  Com uma proposta que englobava questões políticas , econômicas e militares, cabia ao Estado , representado pelas Forças Armadas , sobrepor-se aos embates sociais e garantir a construção de uma nação homogênea, sem divergências internas, onde o crescimento econômico surgisse como garantia da Segurança Nacional.



quinta-feira, 1 de junho de 2017

Geopolítica E Economia

"Que mundo pequeno!"

Você já deve ter ouvido essa expressão diversas vezes. Na geografia , ela se refere às relações entre os lugares mais distantes e diferentes do mundo. As informações circulam de forma instantânea mesmo quando consideramos lugares da Terra situados a milhares de quilômetros de distância uns dos outros. As notícias são atualizadas em tempo real, trazendo novos dados sobre economia, política, esportes , música e cinema, e informando sobre conflitos, problemas ambientais, acidentes , etc. Funcionários de empresas  de investimentos espalhadas ao redor do globo acompanham ao vivo o desempenho das ações , das cotações das moedas nacionais , dos títulos públicos de diferentes países e, em questão de segundos , transferem milhões de dólares de um país para outro, várias vezes ao dia. Informações de natureza diversa - desde uma simples mensagem de feliz aniversário até a transferência de valores monetários, passando por teleconferências , aulas virtuais , solicitação de compra de mercadorias- circulam pelo telefone e pela internet, em escala planetária. Num mundo tão desigual como o nosso , esse avanço tecnológico surpreendente não é acompanhado por todos os povos: Uma parte da humanidade ainda não teve acesso à energia elétrica , vive em condições precárias e não consegue produzir o mínimo para garantir a sua sobrevivência . Apesar disso, essas novas tecnologias conferem , para os que têm acesso a elas, novas formas de relações entre pessoas , empresas e países , alterando os modos de se comunicar , de trabalhar , de perceber o mundo e de viver.


Essa circulação instantânea das informações é apenas um aspecto da organização do espaço mundial neste início de século XXI, repleto de problemas no âmbito das relações econômicas , sociais e políticas , entre pessoas , empresas e países. Compreender o espaço geográfico mundial significa entender as formas de organização econômica , política e social que orientam as relações da sociedade com a natureza e as relações entre os homens.

Leia Mais

Invasões de terra voltando com tudo no governo do Lula maldito

 Invasões de terra acontecem neste sábado, no Oeste Paulista, pelo FNL (Frente Nacional de Luta), nas fazendas abaixo: São Lourenço, Rosana;...

Postagens Destacadas